top of page

Dia Mundial da Limpeza da Terra

Atualizado: 15 de set. de 2021

O Dia Mundial da Limpeza da Terra teve início na Estônia, no ano de de 2008. Cerca de 50 mil pessoas se uniram para limpar o lixo despejado ilegalmente em terrenos baldios do país inteiro em apenas cinco horas. O dia da limpeza da terra é uma ação cívica que pode ser entendida como um conjunto de atividades desenvolvidas, geralmente em caráter temporário, com a finalidade de auxiliar as comunidades a solucionar os seus problemas mais prementes, procurando desenvolver o espírito cívico e comunitário do cidadão.

O sucesso da ação na Estônia inspirou outros movimentos e hoje várias comunidades se organizam em limpezas baseadas no mesmo modelo. Em 2021, o Dia Mundial da Limpeza da Terra acontece no dia 18 de setembro pela quarta vez no Brasil. Abaixo segue o link de um vídeo-convite do Instituto Limpa Brasil para o evento de 2021.

Post instagram SJDR Lixo Zero



Devido a pandemia do covid-19, os eventos da ONG São João del-Rei Lixo Zero tem acontecido de forma online. Em 2020, a data do Dia Mundial da Limpeza trouxe a proposta “Cada um cuida do seu quadrado”, que consistia em uma semana de postagens tratando de ações que pudessem acontecer dentro de casa, como: organização dos cômodos, separação de itens não usados e até limpeza mental, conta uma das fundadoras do SJDR Lixo Zero, Thaís Branquinho. A coordenadora do projeto também convida a todos a acompanharem as redes sociais do SJDR Lixo Zero e ficarem atentos à programação deste ano. Em 2021 a proposta é que, no dia 18 de setembro, cada pessoa possa realizar a limpeza ao redor de sua casa, na sua rua, calçada ou estabelecimento.

Post do evento de 2020 - Iinstagram SJDR Lixo Zero


Limpeza Ambiental

Participe do Dia Mundial da Limpeza a partir dos locais que você frequenta. Pode ser na sua própria casa, empresa, rua ou até em conjunto com pessoas que coabitam nos mesmos espaços públicos. Para participar do movimento é bem simples e você pode seguir as dicas que o SJDR Lixo Zero traz nas suas redes sociais e no blog da ong.

A seguir, trago uma lista de textos e publicações no blog da ong cheios de ideias e boas práticas para ajudar a colocar a mão na massa.

 

QUEM ESCREVE:


Lidiane Villanacci é graduanda em psicologia, atualmente bolsista cnpq de Iniciação Científica na linha de pesquisa sobre diversidade funcional e mercado de trabalho, e estagiária em pesquisa sobre psicanálise, clínica e arte. Voluntária do SJDR Lixo Zero desde agosto, escreve sobre comportamento, consumismo e questões ambientais.


Contatos: Twitter ou Instagram

E-mail: lidi_villanacci@hotmail.com

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page