NÃO EXISTE FORA! Então pra onde tem ido o lixo que eu descarto?

Já parou e se perguntou: pra onde vai seu lixo? Uma pergunta tão simples, com uma resposta tão óbvia. Certo? Só que não.


Muitas pessoas ainda não têm noção sobre o que é feito com todos os resíduos por elas descartados.E o pior de tudo é saber que da maneira como você “joga fora” seu lixo é exatamente como ele vai chegar no seu destino e ficar.


Mas Monique, como assim? Não tem nenhuma pessoa responsável para cuidar desse meu descarte? E pra onde que vai tudo depois que eu consumo?


Antes de tudo é importante salientar que NÃO EXISTE JOGAR FORA!


É isso mesmo, este conceito de “vou jogar meu lixo fora'' não existe. Tudo, absolutamente tudo que consumimos e é descartado fica aqui dentro do mesmo Planeta Terra que você habita.

Isso também parece ser muito óbvio, né? Acredite, para muitos é ainda como se o caminhão de lixo passasse e, num passe de mágica, fizesse os resíduos desaparecerem.


Aqui em São João del-Rei, o seu resíduo chega ao destino final exatamente do jeito que você deixa para o caminhão de lixo recolher.


Calma que já vou chegar lá! Afinal, que destino é esse?


Todo descarte de resíduos consumidos que foram comprados de forma consciente (ou não) por você, vão para algum lugar físico aqui no planeta como já mencionado. Estes lugares são ou pelo menos deveriam ser chamados de Aterro Sanitário - o que na minha opinião já nem deveriam existir mais! - e os Centros de Triagem de Resíduos Sólidos - CTRS ou os projetos comunitários de horta e compostagem, no caso de orgânicos.


Daí, você vem e me diz: Pelo menos São João del-Rei possui um Aterro Sanitário.


O Aterro Sanitário de São João del-Rei só tem o nome na placa, pois de acordo com as definições técnicas o local é considerado um LIXÃO! Para completar o que não é novidade alguma na nossa querida cidade histórica, ainda não há coleta seletiva. Logo, todo resíduo que você coloca pro caminhão de lixo recolher vai ser levado e depositado no lixão da cidade, sem nenhum tipo de tratamento.


Imagem


Mas o que interessa aqui, agora que sabes que na nossa São João não há cuidados adequados para o lixo gerado pela população, é ter consciência de como tratá-lo. Pensa comigo:


COMPRAR - ADQUIRIR


O tratamento com o descarte dos seus resíduos começa no momento em que você o adquire. Reflita e faça listas sobre a necessidade de compra dos produtos, sua qualidade e o quanto ele é “verde”, como por exemplo:



CONSUMIR - UTILIZAR


Quando fazemos listas das nossas prioridades e sabemos sobre a procedência de cada coisa, fica muito mais fácil controlar a maneira como a usamos, aumentar a vida útil e compreender o quanto o impacto ao meio ambiente será ou não nocivo.


DESCARTAR - NÃO FAZER MAIS USO


Eis que chegamos no ponto crucial da vida útil dos insumos que você comprou! Uma vez que não há coleta seletiva feita pela Prefeitura Municipal da cidade e esses resíduos vão direto para o lixão,a opção de cooperar com o meio ambiente está literalmente nas suas mãos.


SOCORRO! O que vou fazer agora? Monique, me ajuda!


Imagem

Ajudo e não é nenhum bicho de sete cabeças, anote aí:


  • Separe todo o resíduo que pode ser reciclado;

  • Lembre-se de higienizar todos eles após o consumo;

  • Leve para algum ponto de descarte aqui da cidade;

  • Cobre do poder público para providenciar um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e o Aterro Sanitário dentro das normas estabelecidas.


Lembrando que, não é porque você faz sua parte que as autoridades devem ser isentas das próprias responsabilidades. Isso está na Lei 12.305 aprovada no ano de 2010 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


E, para saber mais sobre os pontos de descarte de São João del Rei, clica aqui.


Quem escreve: @mmonique_silvaa

Monique é uma das idealizadoras e coordenadoras do SJDR Lixo Zero. É atriz e simpatizante do ativismo ambiental e da moda sustentável, empreendedora no @amordebrechomg e social media.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo