Dia da Sobrecarga da Terra


Imagem


Quando usamos um recurso natural, ele leva um tempo para se recuperar. Com o aumento significativo dos nossos hábitos de consumo não estamos dando esse período de regeneração pro planeta, gerando assim uma sobrecarga. O dia exato é calculado, quando esgotamos os recursos que a terra é capaz de renovar durante 1 ano.

De forma mais simples, por exemplo, um filtro ,se você estiver consumindo toda a água sem repor e dar tempo para filtrar , vai chegar uma hora que vai se esgotar.

Ou com alguma planta, ou árvore frutífera, ela não produz frutos o ano inteiro, ela precisa de tempo e nutrientes para poder crescer e dar novos frutos.

Agora, imagina a terra! Enquanto todo dia nós desmatamos, poluímos, tiramos seus recursos incansavelmente, sem ela ter tempo de repor e de se reconstruir. Uma árvore que foi cortada terá tempo de crescer outra em seu lugar? Um rio que foi poluído conseguirá se recuperar? As árvores e algas que filtram a maior parte do ar no nosso planeta, irão conseguir filtrar o ar cheio de poluentes que jogamos todo dia na atmosfera?


O dia da sobrecarga da terra ou Overshoot day em inglês , foi desenvolvido pela New Economics Foundation em parceria com a Global Footprint Network. É calculada desde 1970, e métodos vêm sendo desenvolvidos para chegar a esse cálculo com mais precisão, porém desde 2001, é visto que a cada ano que passa, antecipamos ainda esse dia. Entre esses métodos está envolvido o cálculo da biocapacidade do planeta, pegada de carbono e também a pegada ecológica. Que já falamos aqui no blog.



Dia da sobrecarga da Terra por ano



Como podemos ver no gráfico do site Over shoot day , em dezembro de 1970 os recursos que foram utilizados no período de 1 ano puderam se recuperar. À medida que os anos foram passando, essa data foi só se antecipando. Por exemplo , na metade de 2010, esgotamos todos os recursos que seriam só para aquele ano. No final acabamos ficando em dívida com a terra.

Em 2021 , a sobrecarga da terra foi no dia 29 de julho, ou seja, já esgotamos nossa cota de recursos deste ano. No ano passado, o dia da sobrecarga foi um pouco mais tarde, em 22 de Agosto, devido a pandemia,porém com o aumento do desmatamento na floresta amazônica, esse número tende a piorar a cada ano.


A gente pode contribuir para que cada sobrecarga da terra aconteça mais tarde. Ter hábitos mais sustentáveis e seguir várias dicas que já mostramos aqui no blog. Todo o ecossistema, a fauna e a flora, precisa de seu ciclo natural para repor. E com o consumismo, capitalismo e a industrialização, o tempo vem sendo algo precioso, ainda mais pro nosso planeta. Será que estamos dando realmente esse tempo que é necessário? é preciso lembrarmo-nos que estamos à beira de uma emergência climática e ecológica, chegou o Dia de Sobrecarga”, diz a conselheira.” - Conselheira Susan Aitken, líder da Câmara Municipal de Glasgow, em nome da Global Footprint Network e da Agência Escocesa de Proteção do Ambiente (SEPA).


 

Quem escreve: Jordana Bambino


Jordana é voluntária do São João del Rei Lixo Zero desde de 2020. Estudante de engenharia elétrica, e musicista nas horas vagas. Acredita que mesmo que aos poucos podemos aprender e fazer nossa parte para um mundo melhor, mais sustentável e consciente. Independente de qual área ou onde estivermos.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo