top of page

Lixo comum em caçambas, porque não colocar

Quem nunca aproveitou uma caçamba de entulho que encontrou pela rua para descartar algum lixo que estivesse na mão, que atire a primeira pedra. Principalmente em vias onde não existem muitas lixeiras disponíveis, a prática de colocar lixo domiciliar, inclusive recicláveis, junto com o entulho é recorrente.


resíduos misturados na caçamba na rua Cristóvão Colombo - São João del-Rei

Imagem: Thaís Branquinho


Esta atitude, muitas vezes inocente, pode causar sérios problemas ambientais. Isso porque cada tipo de resíduo possui uma destinação e um tratamento específico e não devem ser misturados.


Os resíduos da construção civil, que chamamos por entulho, são depositados pelos caçambeiros em bota-fora regulamentado e controlado pela prefeitura. Já o resíduo domiciliar, quando não é separado e enviado para a reciclagem, é levado ao aterro sanitário e passa pelo processo de aterramento.


Caçamba com resíduos domiciliares em Tiradentes - MG

Imagem: Thaís Branquinho


MAS O QUE ACONTECE QUANDO ESTES RESÍDUOS SÃO MISTURADOS?

  1. Mais despesa e retrabalho

O primeiro ponto é pensar que, se o seu lixo domiciliar vai parar no bota-fora, ele precisará ser separado do resíduo de construção civil e levado ao aterro, gerando um trabalho dobrado e custo alto à prefeitura.


Além disso, caso esse resíduo não seja separado, ele vai ser deixado a céu aberto ao invés de ser devidamente aterrado. As consequências disso podem ser desastrosas, como o fato ocorrido recentemente em nossa cidade. No início de 2021, o bota-fora localizado no bairro Pio XII incendiou-se por conta do resíduo comum que estava misturado aos montes de entulho. O vídeo disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente mostra uma fumaça espessa saindo do meio dos resíduos.

Vídeo: Secretaria do Meio Ambiente


Esta fumaça trouxe prejuízo à saúde dos moradores e gastos volumosos com água para conter o fogo, que estava se propagando de forma subterrânea.


2. Impossibilita a reciclagem


Sim, resíduos de construção civil são recicláveis! Quando moído, eles podem se tornar base de asfalto, com alto nível de compactação e até tijolos. A prática ainda não é tão comum ainda, mas tem crescido no Brasil. E, como em todas as outras situações, o descarte de outros tipos de resíduos contaminam estes entulhos e impossibilitam sua reciclagem.


3. Prejuízos ao contratante


É bom lembrar que toda caçamba que encontramos na rua é contratada por alguém, que precisa pagar altos valores pelo aluguel do equipamento e também pela retirada dos entulhos. Quando lotamos uma caçamba de outros resíduos, não sobram espaços para os entulhos da obra e o contratante precisará gastar mais com o aluguel.


Bom, não faltam motivos para abandonar esta prática e passar a colocar cada resíduo em seu devido lugar. Assim prevenimos novos acidentes em botas-fora e contribuímos com o trabalho da prefeitura de nossa cidade.


 

Quem escreve: Thaís Branquinho


Conhecida por aqui apenas como “Branquinho”, é uma das idealizadoras e coordenadoras da ONG SJDR Lixo Zero. É graduanda em Engenharia de Produção e apaixonada por ativismo, comida vegetariana e café.








82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page