Lixo comum em caçambas, porque não colocar

Quem nunca aproveitou uma caçamba de entulho que encontrou pela rua para descartar algum lixo que estivesse na mão, que atire a primeira pedra. Principalmente em vias onde não existem muitas lixeiras disponíveis, a prática de colocar lixo domiciliar, inclusive recicláveis, junto com o entulho é recorrente.


resíduos misturados na caçamba na rua Cristóvão Colombo - São João del-Rei

Imagem: Thaís Branquinho


Esta atitude, muitas vezes inocente, pode causar sérios problemas ambientais. Isso porque cada tipo de resíduo possui uma destinação e um tratamento específico e não devem ser misturados.


Os resíduos da construção civil, que chamamos por entulho, são depositados pelos caçambeiros em bota-fora regulamentado e controlado pela prefeitura. Já o resíduo domiciliar, quando não é separado e enviado para a reciclagem, é levado ao aterro sanitário e passa pelo processo de aterramento.


Caçamba com resíduos domiciliares em Tiradentes - MG

Imagem: Thaís Branquinho


MAS O QUE ACONTECE QUANDO ESTES RESÍDUOS SÃO MISTURADOS?

  1. Mais despesa e retrabalho

O primeiro ponto é pensar que, se o seu lixo domiciliar vai parar no bota-fora, ele precisará ser separado do resíduo de construção civil e levado ao aterro, gerando um trabalho dobrado e custo alto à prefeitura.


Além disso, caso esse resíduo não seja separado, ele vai ser deixado a céu aberto ao invés de ser devidamente aterrado. As consequências disso podem ser desastrosas, como o fato ocorrido recentemente em nossa cidade. No início de 2021, o bota-fora localizado no bairro Pio XII incendiou-se por conta do resíduo comum que estava misturado aos montes de entulho. O vídeo disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente mostra uma fumaça espessa saindo do meio dos resíduos.

Vídeo: Secretaria do Meio Ambiente


Esta fumaça trouxe prejuízo à saúde dos moradores e gastos volumosos com água para conter o fogo, que estava se propagando de forma subterrânea.


2. Impossibilita a reciclagem


Sim, resíduos de construção civil são recicláveis! Quando moído, eles podem se tornar base de asfalto, com alto nível de compactação e até tijolos. A prática ainda não é tão comum ainda, mas tem crescido no Brasil. E, como em todas as outras situações, o descarte de outros tipos de resíduos contaminam estes entulhos e impossibilitam sua reciclagem.


3. Prejuízos ao contratante


É bom lembrar que toda caçamba que encontramos na rua é contratada por alguém, que precisa pagar altos valores pelo aluguel do equipamento e também pela retirada dos entulhos. Quando lotamos uma caçamba de outros resíduos, não sobram espaços para os entulhos da obra e o contratante precisará gastar mais com o aluguel.


Bom, não faltam motivos para abandonar esta prática e passar a colocar cada resíduo em seu devido lugar. Assim prevenimos novos acidentes em botas-fora e contribuímos com o trabalho da prefeitura de nossa cidade.


 

Quem escreve: Thaís Branquinho


Conhecida por aqui apenas como “Branquinho”, é uma das idealizadoras e coordenadoras da ONG SJDR Lixo Zero. É graduanda em Engenharia de Produção e apaixonada por ativismo, comida vegetariana e café.








15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo