top of page

Pontos viciados de lixo: um problema nos centros urbanos



Cenas como essa, registrada por uma voluntária da ONG São João del Rei Lixo Zero, são recorrentes pelas ruas de São João del-Rei, seja no centro ou nos bairros mais afastados. Infelizmente, esta é uma realidade presente na grande maioria das cidades, que precisam lidar com o problema dos pontos viciados de lixo.


Sabe aquele terreno baldio no seu bairro que está sempre coberto de lixo, móveis velhos e entulho? Ou aquela esquina que parece nunca ficar limpa? São alguns exemplos de pontos viciados, que vão sendo criados quando a população insiste em colocar seu lixo domiciliar na rua fora do horário de coleta, descarta entulhos de obras e móveis ou eletrodomésticos que não são mais usados. Com o tempo a prática fica tão recorrente que, mesmo que a prefeitura realize limpezas no local, em poucos dias ele ficará tomado por lixo novamente.


Este registro feito por um são-joanense e divulgado no último domingo (11/07) pelo canal de notícias PopNews, mostra como a atitude incorreta de um cidadão abre espaço para que outras pessoas também deixem de se importar com o destino do seu lixo.


As consequências deste descarte irresponsável vocês já imaginam, não é?! Podemos citar algumas como:

  • Contaminação do solo;

  • Entupimento de bueiros, causando enchentes;

  • Deterioração da paisagem urbana e do espaço público;

  • Atração de pragas; animais peçonhentos;

  • Aumento de doenças como a dengue; zica e chikungunya;

  • Pessoas e animais acidentadas pelo descarte incorreto de objetos cortantes;

  • Desvalorização dos imóveis no entorno;

  • Altos gastos públicos com a limpeza compulsória destes espaços.

A denúncia do cidadão que fez o vídeo mostrado acima é um bom exemplo a ser seguido, mas existem algumas outras atitudes que ajudam a combater o surgimento dos pontos viciados. Olha só:


Respeite o horário de coleta


Esta é a atitude mais simples de ser tomada e uma das mais eficazes! Respeite os dias e horários da coleta do seu bairro, e, de preferência, coloque seu lixo para fora minutos antes do caminhão passar. Assim você evita que animais revirem os sacos de lixo e que chuva ou vento espalhem os resíduos pela calçada.


Fotos (da esquerda para a direita): Nina Pires e Luciana Marinho


Entregue seus recicláveis direto ao catador


Sabemos que muitas pessoas deixam seus recicláveis do lado de fora de casa no horário diferente da coleta, para que o primeiro catador que passar possa coletar. Sugerimos que leve seus recicláveis em algum dos pontos de coleta ou combine um horário para entregar ao catador. Fazendo isso podemos evitar que estes resíduos se espalhem pela rua e garante que eles vão ser reciclados.


Vai fazer uma obra? Contrate uma caçamba!


Existe um "bota-fora" destinado exclusivamente para o descarte de entulhos, que não deve ser misturado com outros tipos de resíduos, e as empresas de aluguéis de caçamba devem possuir licença para utilizar estes espaços.


IMPORTANTE: Resíduos domiciliares não dever ser descartados dentro de caçambas, isso gera um enorme problema ambiental dentro destes "bota-foras". (Em breve traremos um texto com detalhes sobre o assunto).


Doe móveis e eletrodomésticos que não vai mais usar


Dois tipos de resíduos que sempre encontramos nos terrenos baldios são móveis e eletrodomésticos velhos. Como o caminhão da coleta comum não leva esse tipo de material, eles provavelmente vão ficar lá até que a prefeitura venha retirar.


Se seu móvel ou eletrodoméstico ainda está em condições de uso você pode doar. A Assistência Social da cidade retira este tipo de material e entrega para famílias que necessitam. Para combinar sua doação basta ligar para 32 3379-1526 ou 32 3379-1525.


Caso não seja possível reusar, descarte corretamente! A página onde descartar do nosso site tem endereços e contatos de locais de coleta da cidade para vários tipos de resíduos.


Descarte seus pneus no ecoponto


Outro resíduo campeão do descarte incorreto é o pneu. São João del-Rei possui um ecoponto com dois containers para pneus, que fica aberto 24 horas. Para acessar o ecoponto, vá até a rua Américo Davim Filho, bairro Fábricas, e pegue a primeira rua à direita. (rua sem saída, próximo ao Expominas).


ATENÇÃO: Este ecoponto é para descarte exclusivo de pneus, nenhum outro resíduo, reciclável ou não reciclável, deve ser descartado lá. Procure os pontos de coleta corretos para cada tipo de resíduo.


Incentive o cuidado com os espaços públicos


Muitas vezes os pontos viciados de lixo são limpos e revitalizados para tentar conter os descartes no local, mas o efeito só é duradouro quando a população também zela destes espaços, que, no fim das contas é de todos nós.


Bom, agora você sabe que destino a maioria dos resíduos deve ter. O mais importante é compreender que colocá-los na calçada, em terrenos baldios e locais abandonados nunca é uma boa opção e trará impactos negativos para a vizinhança toda, pros animais e para o meio ambiente.


PARA SABER MAIS


Em 2015 o fotógrafo Cesar Cinato produziu a exposição: Resíduos Sólidos, com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência da população sobre as questões relativas aos resíduos sólidos e seus catadores. Os registros mostram, além de outras situações, vários pontos viciados da cidade de São Paulo.

Foto: Cesar Cinato. Você pode conferir a exposição completa no site oficial do fotógrafo.


 

Quem escreve: Thaís Branquinho


Conhecida por aqui apenas como “Branquinho”, é uma das idealizadoras e coordenadoras do SJDR Lixo Zero. É graduanda em Engenharia de Produção e apaixonada por ativismo, comida vegetariana e café.



191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page