top of page

O que significam os símbolos nas embalagens?

Ao olhar algum símbolo nas embalagens já ficou se perguntando “o que é isso e pra que serve”? Muitas pessoas, inclusive eu, já tiveram muito essa dúvida e me perguntava na hora de “jogar fora” pra onde elas iriam com os tantos significados destes formatos?


Pois é! Como há uma infinidade de símbolos para praticamente tudo o que consumimos, vou me atentar nesta abordagem em alguns deles que são os mais vistos, popularmente, para ajudar você num consumo e descarte um pouquinho mais sustentáveis.


Vamos lá?!


RECICLAGEM - este é o símbolo internacional da reciclagem.







  • DESCARTE SELETIVO - se vir este símbolo na embalagem que você adquiriu , é sinal que ela pode ser reciclada. Nem todas as empresas estão a usar o novo desenho para identificar, então já sabe se tiver um ou outro está tudo certo.



 

Abaixo, temos a variação das cores dos símbolos da reciclagem e suas respectivas funções, normalmente encontrados nas lixeiras. São eles:


 

Outra simbologia vista nas embalagens para o vidro é esta, que significa vidro reciclável.






 

Aqui vamos dar uma atenção especial ao plástico que, além dessa simbologia tradicional, ainda possui sete variações de identificação dos materiais utilizados na sua fabricação e ou embalagens. Mas, para quê preciso identificar eles?!

  • Ajudará você nas compras do seu dia-a-dia;

  • Naturalmente seu consumo será mais consciente;

  • Acabará por optar por alimentos livres de agrotóxicos;

  • Contribuirá para uma cidade e mundo mais sustentáveis!


1. PET - Polietileno Tereftalato, popularmente conhecido como PET. Ele é muito usado como fibras para a indústria têxtil, produtos farmacêuticos e de embalagens para bebidas, principalmente.


2. PEAD - Polietileno de Alta Densidade, é dele que a indústria produz os potes para iogurtes, potes de sorvetes e até produtos de limpeza, dentre outros…


3. PVC - Policloreto de vinila ou V, bastante conhecido na área da construção civil por fabricar os tubos e forros de PVC, e muito mais presente no nosso cotidiano que imaginamos, ele está nas embalagens de higiene pessoal, bolsas, brinquedos, calçados. Geralmente, nestes itens há o composto BPA.


4. PEBD - Polietileno de baixa densidade são as famosas sacolas plásticas, sacos de lixo, bolsas de soro fisiológico.


5. PP - Polipropileno assim como o PVC dele se produz alguns itens de higiene pessoal, está presente nos frascos de ketchup, margarina, alguns utensílios domésticos, além de fios e acessórios para carros, dentre outros…


6. PS - Poliestireno está presente em diversas embalagens, algumas delas comumente são os copos e pratos descartáveis.


7. OUTROS - Essa última variação dos plásticos são aqueles que têm difícil identificação para saber a sua composição, e como dito anteriormente, possui um alto custo de reciclagem. Uma delas catalogadas é o polipropileno bi-orientado - BOPP encontrado nos sachês de molho de tomate, biscoitos, salgadinhos, etc..


Além do plástico bisfenol A/BPA, presente em utensílios de cozinha, como vasilhas que podem ir ao micro-ondas. Quando em contato com temperaturas altas dos alimentos/líquidos, acaba por liberar substâncias que têm relação com doenças cancerígenas, como o de mama e próstata.

 

Para finalizar esse ciclo de símbolos que encontramos nas embalagens é possível ainda identificar quando o alumínio e o aço são recicláveis, e quando o material já foi reciclado, como aqui no caso do papel.

Caso você não encontre nenhuma identificação na embalagem de tal produto, fique atento e desconfie! Isso é falta de transparência da empresa para com o consumidor.


É importante ressaltar que nem todos esses plásticos são reciclados devido ao custo alto, a desinformação da população, a falta de interesse das empresas por essas soluções, e pelo poder público que não incentiva a prática da reciclagem e não tem medidas para se fazer cumprir as medidas como a Lei de Resíduos Sólidos em relação à sustentabilidade no Brasil.


Links de referência para consultas:


 

Quem escreve: @mmonique_silvaa


Monique é uma das idealizadoras e coordenadoras do SJDR Lixo Zero. É atriz e simpatizante do ativismo ambiental e da moda sustentável, empreendedora no @amordebrechomg e social media.

943 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page