Dia Mundial sem Compras

Atualizado: 23 de Nov de 2020


"Desconectado demais da natureza e conectado demais ao consumismo e nos padrões da vida moderna, o homem se esqueceu de olhar para si próprio e entrou num processo de buscar as respostas do lado de fora." - Revista Ecos


No último sábado de novembro se comemora o dia mundial sem compras, criado pelo artista Ted Dave, como uma forma de protesto contra o consumismo. Sabemos que o nosso consumo influência na economia, nas relações sociais e em cada um de nós, mas, principalmente no meio ambiente, já que tudo que compramos gera resíduos que vão ser descartados na natureza.

Todo produto precisa de uma matéria-prima que será retirada do meio ambiente para ser produzida. Por isso é importante criarmos uma consciência, repensarmos sobre todo o impacto que o nosso consumo vai gerar na nossa vida e no planeta onde vivemos, o qual precisamos preservar.

Estamos a quase um mês do natal, e a primeira coisa que vem na cabeça, além de passar o fim do ano com nossa família, é que presente comprar ou qual presente vamos receber. Comprar, ganhar, consumir... Se formos pensar, há tantas datas comemorativas em que comprar algo passa a ser mais importante do que criar momentos e lembranças ao lado de quem amamos.

Vamos sendo construídos ao longo do tempo nessa ideologia consumista, chegando ao ponto em que para nos sentirmos bem precisamos ter e não somente ser. As mídias ainda nos bombardeiam com promoções de produtos que muitas vezes compramos e no final nem precisamos.

Na Black Friday por exemplo, não é difícil vermos pessoas se amontoando em lojas , ou até mesmo brigando por um produto na prateleira.

Não podemos esquecer também, da influência que isso gera tanto em adultos quanto em crianças , com a pressão da publicidade.


Mas, afinal, como podemos consumir de uma forma mais consciente e o que fazer pra passar pelo menos o dia Mundial sem compras comprando menos?


1. Faça um orçamento e estipule um valor pra você gastar


Quando você tem controle das suas contas, e do seu gasto para cada área da sua vida, você acaba gastando sem culpa. Tendo um determinado valor para gastar com algo da casa que esteja precisando ou com algo pessoal para si mesmo.


2. Faça uma lista do que realmente precisa


Muitas vezes compramos sem pensar se realmente precisamos daquele produto. Quando você tem uma lista com o que é realmente necessário fica mais fácil de não se perder ou cair na tentação.


3. Ao invés de comprar compartilhe, troque, empreste


Se você precisa fazer algo simples na sua casa, ou precisa de um equipamento só para um determinado momento, uma boa ideia é pegar emprestado com algum vizinho ou amigo e depois se ele precisar de algo da pra compartilhar e emprestar também.


4. Criar momentos ao invés de comprar coisas


Programar passeios, cozinhar, fazer coisas que gostamos ou aprender algo novo, é ótimo pra passar o dia junto com pessoas importantes pra nós.

Muitas vezes o tempo que passamos com alguém vale mais do que qualquer presente.


Gostou do tema e quer entender mais sobre o assunto? Seguem algumas indicações:


Site do dia mundial sem compras


Alternativas para o dia das crianças


Movimento infância livre de consumismo


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo