top of page

Dia do Reciclador e da Reciclagem


No dia 22 de Novembro é celebrado o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e o descarte correto de resíduos. A palavra reciclagem é definida genericamente para caracterizar o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto.


A reciclagem e o descarte correto de resíduos trazem como benefícios:

  • A redução do uso de matéria prima natural, muitas vezes não renováveis;

  • menos poluição em todo sistema ecológico; combate à diversas doenças que podem surgir nos aterros e lixões afetando seres humanos e animais;

  • Diminuição do índice de acidentes causados pelo descarte irregular de objetos cortantes ou ingestão de resíduos tóxicos;

  • Diminuição da necessidade de fazer aterramentos e incineração de resíduos;

  • Além de contribuir com associações de catadores e recicladores.

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis é um movimento social que atua há dezesseis anos em todo Brasil procurando valorizar e divulgar a categoria que tem muita importância no processo da destinação dos resíduos. Garantir o reconhecimento, valorização e os direitos dos catadores é um dos princípios norteadores do MNCMR. Mas esses direitos e reconhecimento dos trabalhadores também devem ser respeitados e colocados em prática pelo poder público e toda sociedade.


Catador de recicláveis de São João del-Rei


Consumir de maneira consciente e fazer o descarte correto dos resíduos é um primeiro passo de uma mudança individual mas que coletivamente pode trazer muitos benefícios ao meio ambiente e a sociedade. No blog, no site e nas redes sociais do SJDR Lixo Zero você pode aprender mais sobre o consumo consciente, reaproveitamento de materiais e descarte correto do lixo. Inclusive, nesse link você descobre os locais onde pode levar seu lixo em São João del-Rei: Onde descartar.

Geralmente são recebidos nos pontos de coleta papéis, plásticos, metais, óleo de cozinha e materiais eletrônicos. Mas é sempre interessante pesquisar os pontos de coleta da sua cidade, pensar nas possibilidades de descarte das embalagens, na necessidade de consumir algum produto e o impacto dele no meio ambiente. Não são recicláveis alguns tipos de papéis, vidros, metais, resíduos sanitários e objetos que podem ter algum tipo de contaminação. Por isso sempre confira as embalagens dos produtos.


No site do Capesesp você pode encontrar uma lista completa dos materiais que são recicláveis. Muito importante também é manter limpos os resíduos que irão para a reciclagem para que não mofem ou atraiam bichos. Mas ressaltamos que sempre a melhor ação é não gerar resíduos.


Deixamos a indicação do documentário As Recicláveis. O documentário é uma produção do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho lançado pelo MPT em São Paulo e mostra a importância da reciclagem, a história dos catadores de material reciclável, a importância do desenvolvimento econômico e socioambiental, problemas oriundos do descarte errado de resíduos, a necessidade de lutar pelos direitos do catadores e de promover políticas públicas para a questão da coleta seletiva.




90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page