top of page

Carnaval Sustentável #EmCasa

Ô abre alas que eu quero passar!

Ô abre alas que eu quero passar!


Imagem do Pinterest


Sabemos que a vacinação contra a Covid-19 enfim já começou pelo nosso país. Porém, na maioria das cidades, inclusive aqui em São João del Rei, já foi decretado o cancelamento do carnaval por medidas de segurança. O que é muito sensato por parte dos gestores públicos, né?!


Como o povo brasileiro é bem festeiro, é muito provável que comemoremos a maior festa nacional dentro de casa, para não passar em branco. E, por que não se fantasiar e maquiar para curtir com a família esses dias festivos?


Mas vou precisar sair de casa para comprar minha fantasia? Claro que não! É possível você se divertir sendo um consumidor mais consciente e sustentável!

Pegue seu bloquinho de anotação ou smartphone e anote aí:


FANTASIA!


Aposto que você tem um monte de fantasias dos carnavais passados! Acertei?! Que tal transformá-los em novos figurinos? Exemplo: se você tem um de salva-vidas e o outro de pirata, junte-os! Pegue a saia do pirata dos sete mares que costuma ser vermelha com a blusa vermelha do outro. Arruma uma capa vermelha de algum amigo do bloco dos caveiras, e vá curtir de chapeuzinho vermelho!

Não tem nada guardado? Improvise! Use aquele vestidinho ou bata de cor verde, uma bermuda branca, sapatilhas pretas, meias brancas até a canela e combine com um casaquinho vermelho cruzado nas costas! Teremos uma Chiquinha do seriado Chaves! Ajeite o cabelo fazendo chiquinhas, um óculos falso - caso não use um de grau - faça pintinhas no rosto para simbolizar as sardas dela, e pronto! Se não tiver algum dos objetos ou peças, pegue emprestado.


Esse método de improviso e reutilizar as fantasias dos anos anteriores serve tanto para elas quanto para eles! Ainda está sem ideia? Clica aqui para se inspirar!


MÁSCARA!


Você pode estar de calça jeans e camisa branca, pegou alguma máscara e... voilá! O look lindo e charmoso, mas… pode se tornar um grande vilão do meio ambiente!


Isso acontece porque esse tipo de adereço costuma ser feito com a matéria prima derivada do petróleo, o famoso plástico, grande causador de danos, principalmente à vida marinha.


Minha nossa! O que devo fazer então? Ficar sem? Calma! Para quase tudo já temos soluções. Você pode confeccionar a sua própria máscara e ainda chamar as crianças - caso as tenha - para fazer junto. Abaixo alguns modelos lindos e com produtos ou embalagens que costumamos ter em casa.


Máscara feita com embalagem de amaciante.

Fonte da foto.

Para fazer junto com as crianças, máscaras feitas com embalagens de saco de papel!


Para aprender, clica aqui!


MAQUIAGEM!


Há quem queira só uma maquiagem para entrar no clima carnavalesco ou até mesmo para complementar com a fantasia escolhida. Saiba que nem todos os produtos para te deixar mais bonita ou bonito são sustentáveis.


Hoje, vou focar nos queridinhos que nos deixam mais brilhosos e iluminados, o glitter e a purpurina! Como não se apaixonar por tantas cores que trazem vivacidade e alegria? Sinto muito dizer que esses itens são feitos de microplásticos prejudiciais também à nossa saúde.


Já falei que quase tudo tem solução? Há empresas no mercado brasileiro que têm desenvolvido tanto a purpurina quanto o glitter de maneiras ecologicamente corretas e, em sua maioria, costumam ser produtos veganos.

Fonte gif.


Lista de algumas marcas que trabalham com glitter/purpurina ecológicos:


- Zimcolor - ela trabalha com “ecoglitter mineral feito de mica sintética. Diferente dos glitters comuns, ele não contém plástico e é uma alternativa para continuar brilhando sem agredir o meio ambiente.”


- Brilhow - Glitter Biodegradável Artesanal | Feito com muito amor por duas biólogas marinhas |RJ.


- Pura bioglitter - Missão da Pura: “Conscientizar o consumidor dos impactos que nós causamos no ambiente em que vivemos, trazendo uma alternativa ecológica, social e que pensa em cada detalhe da produção e distribuição pra gerar o menor impacto possível.”



Temos também as versões naturais. Existem várias receitas caseiras para se fazer o glitter biodegradável em casa, como mostra no site da Ecycle.


E o CONFETE para finalizar esse combo de #carnavalemcasa! Evite os confetes metalizados, pois dificilmente eles serão reciclados e há grandes chances de chegarem até os rios e mares se não forem descartados corretamente. Afinal, carnaval também é sinônimo de chuva e sem você perceber lá se vão eles pela correnteza da água ralo abaixo!


Dê preferência para as serpentinas de papel que se degradam com menos tempo no meio ambiente e que são de fácil reciclagem.


O ideal mesmo seria você confeccionar seus confetes! Uma excelente opção totalmente sustentável! Vamos lá?


Materiais:

  • Folhas secas caídas;

  • Furador de papel;

  • Tempo!

Modo de fazer:

Com cuidado para não quebrar as folhas use o furador de papel para perfurá-las. Faça isso em uma quantidade boa de folhas e vá se divertir!


Imagem pinterest.

Penso que sempre podemos aprender algo novo e repensar nossos conceitos sobre como temos vivido nestes últimos anos. Ficar em casa nesse carnaval, não só por medidas de segurança, ainda é um convite para enxergar os benefícios à natureza.


Para se ter uma ideia estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Imagina esses valores multiplicados pelos quatro dias de carnaval, fora os dias dos bloquinhos?!


Quanta diferença a gente faz no mundo e nem percebe! No próximo carnaval ou nesse de 2021, na rua ou em casa, vá de copo ecológico ou aquela caneca de alumínio que você tanto ama!


Fantasia, máscara, maquiagem, confetes e copos apostos? Coloque sua playlist de carnaval favorita e caia na folia!


Vai usar alguma dica daqui? Marque o SJDR Lixo Zero no Instagram ou Facebook mostrando pra gente!

 

Quem escreve: @mmonique_silvaa


Monique é uma das idealizadoras e coordenadoras do SJDR Lixo Zero. É atriz e simpatizante do ativismo ambiental e da moda sustentável, empreendedora no @amordebrechomg e social media.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page