top of page

São João del-Rei Lixo Zero: transdisciplinaridade e potencialidade no movimento voluntário

Na série de verbetes no Instagram do São João del-Rei Lixo Zero, ONG ou Organização não governamental é um grupo privado que trabalha por uma causa, de forma voluntária e sem fins lucrativos. Dessa forma, uma organização não governamental é constituída por pessoas que compartilham de princípios e engajamentos por uma causa que pode atuar de diversas formas..

No contexto atual da pandemia, as possibilidades de atuação são limitadas pela necessidade de isolamento social e, por isso, as organizações em geral precisam se reinventar e ocupar os espaços que são possíveis. Aqui deixo um link onde estão a missão da ong, seus valores e objetivos.


O encontro de Monique e Thais - idealizadoras do projeto, a solidificação do evento em 2019 e a ideia de somar forças em 2020 teria tido outros desenlaces se não houvesse pandemia do covid-19. Talvez eu - que escrevo com tanto carinho e dedicação para esse blog, não tivesse tido tempo de parar e ler a notícia que falava que o projeto estava aberto a novos voluntários, e nem imaginaria o quanto o voluntariado na ONG São João del-Rei Lixo Zero contribuiria para a minha formação profissional e pessoal. Nesse link você pode conferir uma linha do tempo que demonstra como a ONG nasceu e foi se desenvolvendo desde 2019.


Página "Linha do Tempo" - Site SJDR Lixo Zero


Multidisciplinaridade e transdisciplinaridade


Neste momento quero trazer os conceitos de multidisciplinaridade e transdisciplinaridade de Basarab Nicolescu. Prometo que esse não é um texto acadêmico, mas uma narrativa de como um coletivo nasce, se organiza, se multiplica e se desenvolve. Para isso preciso primeiramente contar que o projeto é composto por 21 voluntárias com diferentes olhares, histórias e conhecimentos. São vinte e uma histórias de vida que se cruzam virtualmente, geram engrenagens e dão movimento a ONG. O São João del-Rei Lixo Zero é um misto de pessoas de diferentes áreas que trabalham para gerar conteúdo e ações efetivas para e sobre a cidade de São João del-Rei. Esse misto de saberes dá o caráter de transdisciplinaridade ao projeto.


A transdisciplinaridade transcende a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade quando soma diferentes formas de fazeres e saberes constituindo novas formas de conceber e perceber o mundo. Leonardo Boff afirma que todas as importantes mudanças na história começam nos sonhos e na consciência das pessoas, através daquelas que acreditam nas possibilidades latentes nelas mesmas. A abertura da Ong São João del-Rei Lixo Zero para novos e novas voluntárias possibilita que diversas percepções sobre a realidade se encontrem e somem suas forças.



Página "Quem somos" - site SJDR Lixo Zero


Potencialidade


A soma de forças na proposta do São João del-Rei Lixo Zero é tão potente e grande que precisamos nos organizar em equipes. Como um conjunto de engrenagens em perfeita harmonia, o projeto se desdobra em diferentes áreas de atuação. A equipe do conteúdo - da qual sou integrante com muita alegria - se reúne com frequência para elaborar calendários para divulgação de conteúdos sobre a temática do projeto. Coordenada pela Iraí que veio de São Paulo para São João del-Rei, administradora e nas suas palavras atuante solo há anos nas questões relacionadas ao correto direcionamento dos resíduos caseiros atentando sempre à saúde ambiental, vi no projeto a realização de um sonho: pactuar a preocupação e ação em prol da saúde e cuidados com nosso planeta com pessoas engajadas na causa, disseminando conhecimento já adquirido e aprendendo constantemente algo novo relacionado ao tema.


Na equipe de conteúdo também contamos com a Gabriela, futura engenheira eletricista e que também compõe a equipe responsável pelas parcerias do projeto. Gabi, juntamente com a Thais, foram minhas parceiras também na primeira atividade desenvolvida com as novas voluntárias da ong: organizar um momento de encontro e estabelecimento de vínculos virtualmente -naquela tarde de domingo já sabia que esse encontro seria uma explosão de potências. Sobre a participação da Gabi na ong, ela afirma que no conteúdo acho incrível nossa organização com divisão de tarefas, planejamento de calendários e todo o percurso de aprovação das artes, legendas e textos. Já nas parcerias, eu acabei de chegar, mas os elogios são os mesmos.


A equipe de parcerias do projeto tem crescido e trazendo outras instituições para somar nas ações da ONG. No texto da Monique você confere as parcerias que dão certo e como o São João del-Rei Lixo Zero pode dialogar com outros coletivos da cidade com a finalidade de produzir novos saberes e formas de contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável. Segundo o texto mencionado acima, a reunião entre a Equipe de Recursos e Parcerias da nossa ONG composta pelas idealizadoras Thaís Branquinho e Monique Silva, e as voluntárias Iraí Ornelas e Elaine Nascimento e o Sindcomércio e o Sindjovem - Conselho de Jovens Empreendedores do Sindcomércio - representados por Dayvison Costa, Rafael Affonso e Camila Leite renderam bons frutos.


As parcerias acima mencionadas, resultaram nas seguintes ações como afirma Monique: decidimos produzir uma cartilha informativa para todos os envolvidos na pesquisa, além de promover um treinamento em relação às maneiras de descarte correto e a não dependência de órgãos públicos para mudar essa realidade do problema do lixo vivido.


Assim nasce uma equipe responsável pela cartilha de informações composta por voluntárias. Entre elas está Luciana Marinho, servidora pública que colabora conjuntamente com a engenheira ambiental e sanitarista Maria Paula Resende Sant’Ana e demais voluntárias na preparação do material a ser entregue ao Sindcomércio e a ser repassado por esse aos comerciantes da cidade com a finalidade de informar sobre destinação correta dos resíduos dos diferentes setores de comércio da cidade. Outras ações do projeto como o Julho sem plástico, Debate Lixo Zero e Dia Mundial da Limpeza podem ser conferidas no nosso site.


No São João del-Rei Lixo Zero, contamos também com uma equipe que prepara conteúdos para as escolas da cidade. Uma das voluntárias da equipe de conteúdos escolares é a Ana Paula, bióloga formada pela UFSJ e professora na rede estadual no ensino das disciplinas de biologia e ciências. Ana Paula conta que no nosso grupo temos uma equipe bem diversificada, onde cada uma contribui de uma maneira: junto com outra professora, eu, particularmente, contribuo levando informações acerca do calendário escolar, do perfil dos estudantes e funcionamento da escola de modo geral e, em conjunto, vamos adaptando nossos conteúdos para entregar um produto final que atenda o nosso público: a escola, os funcionários e os estudantes.


Entre as ações, gostaria de destacar o Concurso “Geração Conservação: A importância das serras são joanenses” promovida pela equipe responsável por atuar nas escolas da cidade. O concurso visa dialogar com a população sobre as questões ambientais, principalmente relacionadas ao descarte de resíduos. As inscrições do concurso estão abertas e podem ser feitas neste link. Haverá premiação dos melhores trabalhos.

Esse texto ainda diz muito pouco sobre a totalidade das ações e pessoas envolvidas na ONG. O São João del-Rei Lixo Zero é um movimento vivo que está em constante crescimento através das parcerias e do envolvimento das voluntárias. Convido você leitor a acompanhar no blog e nas redes sociais todo o conjunto de conteúdos e trabalhos da ONG, bem como as ações atuais e a conhecer as equipes de voluntárias que compõem o São João del-Rei Lixo Zero.

Ficou interessado ou interessada no projeto?

Quer apoiar o projeto? Ou até mesmo compor o quadro de voluntários do projeto?

Acesse o link abaixo e saiba como:



Referências

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Coleção Trans. 2001. Disponível em: hps://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4147299/mod_resource/content/1/O%20Manifesto%20 da%20Transdisciplinaridade.pd



 


QUEM ESCREVE:


Lidiane Villanacci é graduanda em psicologia, atualmente bolsista cnpq de Iniciação Científica na linha de pesquisa sobre diversidade funcional e mercado de trabalho, e estagiária em pesquisa sobre psicanálise, clínica e arte. Voluntária do SJDR Lixo Zero desde agosto, escreve sobre comportamento, consumismo e questões ambientais.




Contatos: Twitter ou Instagram


e-mail: lidi_villanacci@hotmail.com

34 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page