Ações

Concurso Geração Conservação:

A importância das serras são joanenses

  Um dos objetivos que a ONG SJDR Lixo Zero possui é dialogar com a população sobre as  questões ambientais, principalmente relacionadas ao descarte de resíduos. Por entender a importância de abordar estas discussões desde a infância, a nossa equipe de conteúdo para escolas, elaborou o Concurso “Geração Conservação: O ecossistema das Serras São Joanenses” - Edição 2021 entre alunos do 6º e 7º ano das escolas particulares e públicas da cidade.

  O concurso se dividirá nas seguintes categorias:

  • Mão livre: Cartazes produzidos a partir de técnicas manuais, como desenhos e colagens.

 

  • Arte digital: Cartazes produzidos usando ferramentas computacionais de criação e/ou edição de imagens.

As melhores criações receberão prêmios super legais dos nossos parceiros!

Julho sem Plástico

 No mês de julho DE 2020 o SJDR Lixo Zero aderiu ao movimento mundial conhecido como “Julho sem Plástico”. A campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas para a redução do uso de plástico, que alerta para os danos da presença do material nos ecossistemas aquáticos, principalmente. 

Através das redes sociais, o projeto abordou durante os 31 dias do mês a problemática do consumo de plástico, trazendo reflexões sobre as consequências e sugerindo soluções que podem ser praticadas no dia-a-dia.

Dia Mundial da Limpeza 2020

Como parte da iniciativa “World Cleanup Day”, que acontece no mês de setembro, o projeto se mobilizou em uma semana de conteúdos com o tema “Eu cuido do meu quadrado”. O movimento mundial, iniciado em 2008, visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de espaços coletivos. No entanto, no contexto da pandemia mundial, o tema de 2020 focou os esforços na conscientização de alguns tipos de limpeza que podemos fazer em nossas casas, respeitando o isolamento social.

Debate Lixo Zero

No contexto das eleições municipais de 2020, criamos uma série de entrevistas chamada “Debate SJDR Lixo Zero”, na qual convidou todos os candidatos ao poder executivo da cidade de São joão del-Rei para discutir pautas ambientais pertinentes para o plano de governo. As entrevistas aconteceram durante todo o mês de outubro e foram transmitidas ao vivo, pelas plataformas do Instagram e Facebook.