top of page

PARCERIAS QUE DÃO CERTO

Atualizado: 16 de jun. de 2021

Um dos intuitos da existência do São João del Rei Lixo Zero é para que juntos e juntas possamos chegar à meta lixo zero.

O que é mesmo o conceito “Lixo Zero”? Para compreender o que isso significa, é necessário primeiramente recapitular a diferença entre “lixo” e “resíduo”.


Resíduo: são materiais que, após serem limpos e organizados, podem ser encaminhados para reutilização e reciclagem, entrando novamente no ciclo produtivo.


Lixo: é gerado quando misturamos em um único recipiente de descarte os resíduos sólidos (recicláveis e orgânicos) e rejeitos*, inviabilizando sua volta ao ciclo produtivo.


*Rejeito: é tudo que não pode ser reciclado, incluindo materiais que não têm viabilidade financeira ou tecnológica para isso.


O Instituto Lixo Zero Brasil - ILZB (@institutolixozerobrasil), estabelece que:


“O CONCEITO LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.”


Sendo assim, a aplicação e manutenção de uma gestão Lixo Zero é uma responsabilidade compartilhada entre PODER PÚBLICO, PRODUTORES, COMERCIANTES e CONSUMIDORES.


Acreditando nisso, nós da ONG SJDR Lixo Zero atuamos o máximo possível junto à comunidade são joanense, incluindo o comércio e instituições voltadas ao crescimento da cidade, incluindo as que atuam com objetivos similares com a gente.


Por isso, em fevereiro deste ano, procuramos o Sindcomércio de São João del-Rei, entidade sindical de primeiro grau integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio - SICOMÉRCIO, filiada da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais - Fecomércio/MG - que, por sinal, está completando 75 anos - para uma possível parceria.


A reunião entre a Equipe de Recursos e Parcerias da nossa ONG composta pelas idealizadoras Thaís Branquinho e Monique Silva, e as voluntárias Iraí Ornelas e Elaine Nascimento e o Sindcomércio e o Sindjovem - Conselho de Jovens Empreendedores do Sindcomércio - representados por Dayvison Costa, Rafael Affonso e Camila Leite renderam bons frutos.


Foi proposto a “Pesquisa Descarte de Resíduos em São João del Rei” realizada em março com aderência de 70 participantes, entre empresas e prestadores de serviços associados e não-associados da cidade. Confira abaixo as principais dificuldades apontados pelos empresariados:

Após esse resultado, decidimos produzir uma cartilha informativa para todos os envolvidos na pesquisa, além de promover um treinamento em relação às maneiras de descarte correto e a não dependência de órgãos públicos para mudar essa realidade do problema do lixo vivido.


Essa é uma iniciativa de parcerias que dão certo, pois há pessoas com objetivos em comuns para que São João del Rei seja uma cidade mais limpa. Nós, do SJDR Lixo Zero agradecemos a oportunidade de trabalharmos juntos e mostrar que é possível essa mudança.


E se por acaso você ou a sua empresa não participou dessa nossa pesquisa e tem interesse em participar, nos contacte para mais informações pelo e-mail: contatolixozerosjdr@gmail.com.


Para acompanhar nosso trabalho nos siga pelas redes sociais Instagram e Facebook.







Conheça mais sobre as ações do Sindcomércio.







Conheça mais sobre as ações do Sindjovem




ou acesse https://sindcomerciosjdr.com.br para mais informações.


 

Quem escreve: @mmonique_silvaa


Monique Silva é uma das idealizadoras e coordenadoras do SJDR Lixo Zero. É empreendedora no @amordebrechomg,


escreve no Sobrecarga da Moda, é atriz e simpatizante do ativismo ambiental e da moda sustentável, e adora temas voltados à política.



43 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page