Você tem dificuldades em entender quais materiais são recicláveis? Sempre fica em dúvida na hora de separá-los em casa? No blog de hoje vamos te ajudar a entender o que deve ser entregue aos catadores e ecopontos.
Apenas 3% das quase 80 milhões de toneladas de lixo produzido por ano pelo Brasil, são reciclados. Além disso, grande parte do lixo que não é reciclado vai para os lixões, afetando não só o meio ambiente, mas também a saúde de vários brasileiros.
Nós podemos mudar esse quadro, mas para isso é muito importante entender que materiais recicláveis são coletados na coleta seletiva na sua cidade ou recebido pelas cooperativas e catadores.
Na aba Onde Descartar do nosso site você pode ver várias informações sobre onde levar seus materiais para reciclagem. Mas, se você está na dúvida, é só continuar a leitura que vamos te explicar.
Metal
No processo de reciclagem, que pode ser feito inúmeras vezes, o metal não perde suas propriedades e nem suas qualidades. O mesmo acontece com as latinhas de alumínio que dão ao Brasil a liderança por sua reciclagem. Em 2019, cerca de 97,6% das latinhas comercializadas foram recicladas. Já a do aço, por exemplo, é bem forte em vários países do mundo, onde as próprias indústrias que os utilizam, estimulam seu ciclo, para serem reutilizadas novamente na produção.
Os metais que podem ser reciclados são:
Latas de alumínio/aço
Janelas, portas e portões
Chapas e ferragens
Embalagens metálicas
Papel alumínio limpo
Arames, pregos e parafusos
Tampinhas
Fios de metal
Panelas sem cabo
Tubos e canos
Aerossol de desodorante
Aqui não se inclui: esponjas de aço, latas de tinta e combustível, grampos e clipes. Se tiver dúvida, não esqueça de conferir o símbolo na embalagem.
Papel
Fabricado com fibras de celulose, sua reciclagem no país em 2019 foi de 66%. Quando se recicla uma tonelada de papel, você evita o corte de 15 árvores, o uso de 44 a 100 mil litros de água e de cinco a 7,6 mil KW de energia.
Aqui em São João del Rei o papel também é reciclado, você pode separar todo tipo de papel como os de:
Jornais e revistas
Impressos em geral
Sacos de papel
Cartolina e Papelão
Folhas de caderno/rascunho
Envelopes e papel cartão
Embalagens longa vida (Tetrapak) higienizadas.
Lembrando que não são recicláveis papéis sujos e engordurados, metalizados ou revestidos com outros tipos de materiais como plástico, além de fotografias e principalmente papel higiênico.
Vidro
É 100% reciclável, seu processo pode ser feito infinitas vezes sem perder a qualidade, além disso, você evita que ele fique por mais de 10 mil anos na natureza!. Você pode levar:
Cacos de vidros
Garrafas de bebidas
Pratos, copos e tigelas
Cascos
Vidros de janelas
Potes de conservas limpos
Frascos de perfume
Frascos de remédio limpos
Vidros planos como tampas de forno ou micro-ondas
De modo geral todos os vidros podem ser reciclados, porém, alguns como os espelhos, vidros de automóvel, box de banheiro, por terem outros componentes, fazem sua reciclagem não ser vantajosa, além de não ter tecnologia suficiente.
Plástico
Inventado no século XX, é feito de um polímero a partir do petróleo. Há vários tipos de plásticos, e cada um é feito a partir de substâncias químicas específicas, que dão características diferentes a cada um deles. Algumas empresas têm lançado no mercado embalagens PET 100% recicladas, que economizam energia e matéria-prima em sua fabricação.
Embalagens plásticas recicláveis:
Frascos de garrafas, cosméticos..
Embalagens de detergente, shampoo, amaciante ( limpezas em geral ) , óleos automotivos, sacolas, tampas, potes...
Embalagens de água mineral, maioneses, perfis de janelas, tubulações, embalagem de óleo de cozinha e vinagre...
Sacolas de supermercado, filmes para embalar leite, sacos de lixo...
Cordas, fios e cabos, caixas de bebidas, autopeças...
Potes de iogurte, sorvetes, doces, bandejas de supermercado, pratos, tampas, aparelhos de barbear…
Lembrando que isopor , EVA , esponja , tomadas , adesivos , plásticos de eletrônicos e cabos de panela, Têm a reciclagem ainda pouco viável.
Lixo eletrônico
Foto da coleta de lixo eletrônico evento SJDR Lixo Zero/2019
Com o avanço da tecnologia, passamos a adquirir muitos produtos eletrônicos, e acabamos acumulando desde pilhas, baterias à celulares que não usamos mais. Descartar incorretamente esses materiais pode gerar danos ao meio ambiente, pois há materiais tóxicos nos seus componentes. Além de reciclar, é importante o consumo mais consciente destes itens, evitando comprar sem necessidade, principalmente quando modelos novos de celulares são lançados todo ano!
Você pode levar para a coleta seletiva:
Pilhas
Baterias
Celular e seus componentes
Carregador
Componentes de computador
Monitores
Cartuchos
Componentes de eletrônicos em geral como geladeira, microondas, máquina de lavar roupa..
Como vimos no texto, muitos materiais acabam não sendo reciclados devido a falta de tecnologia e claro, incentivo tanto dos órgãos públicos , quanto das empresas, que têm o dever de incentivar e apoiar as cooperativas, centros de coletas, e a ciência para que novas pesquisas sejam desenvolvidas nessa área.
Mas, enquanto isso não acontece efetivamente, podemos fazer a nossa parte, criando um hábito sustentável na nossa vida!
Agora que você já sabe o que levar para a coleta seletiva, vai ficar bem mais fácil, não é mesmo? Não esqueça de higienizar bem as embalagens, pois isso vai facilitar bastante durante a triagem. Que tal separar também o seu lixo orgânico e fazer uma compostagem doméstica? Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente!
Foto da primeira ação do evento SJDR Lixo Zero de 2019
Quem escreve: Jordana Bambino
Jordana é voluntária do São João del Rei Lixo Zero desde de 2020. Estudante de engenharia elétrica, e musicista nas horas vagas. Acredita que mesmo que aos poucos podemos aprender e fazer nossa parte para um mundo melhor, mais sustentável e consciente. Independente de qual área ou onde estivermos.
Quem nunca teve dúvidas na hora de separar os materiais recicláveis, né? Achei muito útil o texto de hoje, trouxe muitos esclarecimentos. Parabéns Jordana!