Impactos da pandemia na sustentabilidade

Atualizado: Mai 6


Imagem de cromaconceptovisual por Pixabay


Desde 2020, estamos vivendo um momento bem diferente com a chegada da Covid-19. Devido à sua abrangência geográfica, teve início uma pandemia por todo o planeta, que gerou um grande impacto na saúde de várias pessoas, na economia, e também no meio ambiente, nos fazendo refletir sobre as consequências de nossas ações.


Impactos


Devido ao isolamento social, foram noticiados desde o reaparecimento de alguns animais nas ruas, até rios mais limpos como o de Veneza. Satélites da NASA coletaram dados de alguns países, mostrando que o nível de emissão de gases de efeito estufa diminuiu, melhorando a qualidade do ar. Porém, essas pequenas mudanças foram só um respiro pro planeta. Pois é bem provável que as emissões voltem com mais intensidade, quando a quarentena acabar.

Houve um aumento do lixo doméstico, pois estando em casa, acabamos consumindo mais produtos industrializados e descartáveis. Aumentou os resíduos na área de saúde. E as queimadas no primeiro trimestre de 2020 também cresceram consideravelmente. Mesmo havendo impactos positivos, estes ainda não são suficientes para combater as interferências e o desequilíbrio que causamos no planeta.


Mas, o que pode ser feito?


Coleta Seletiva

Imagem de Gino Crescoli por Pixabay


Já que durante a pandemia, geramos um maior resíduo doméstico, é importante ter uma gestão correta desses materiais, assim como os de saúde. Aqui em São João del Rei temos alguns lugares que realizam a coleta seletiva, o que é muito importante!

Você pode acessar aqui!

Além de aprender a fazer compostagem!

4 motivos pra fazer compostagem!



Inovação das empresas


As empresas, e comerciantes de deliverys e produtos de entrega, também podem refletir e aprender sobre novas embalagens, como saquinhos de papel ,caixinhas de papelão e bowl de papel , para entregar seus produtos de uma forma mais sustentável, tendo assim um diferencial para conquistar novos clientes. Pensar não só nas embalagens, mas na sustentabilidade como um todo, também é um diferencial muito importante!


Pacto global


Órgãos e governos do mundo todo têm se unido para enfrentar a pandemia e atingir os ODS-Objetivos no desenvolvimento sustentável. O pacto global é um deles.


“Esperamos que a crise gere reflexão e uma mudança generalizada de comportamento para que o mundo, mesmo com todas essas dificuldades, consiga atingir os ODS nesses 10 anos que temos até 2030. Como a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global está buscando mobilizar as empresas em ações de apoio neste momento tão crítico da sociedade brasileira e mundial.”


Além disso, o desequilíbrio ambiental pode ser causador de várias zoonoses, como o zika vírus, ebola, Aedes aegypti e o covid -19. A preservação, e maior atenção da sociedade sobre os problemas ambientais, podem evitar que outras doenças como o covid possam surgir.


No nosso blog já mostramos várias dicas de sustentabilidade


Dicas para ajudar o meio ambiente sem sair de casa

Veganismo e meio ambiente

Férias vs pandemia

Efeitos do plástico na saúde





Quem escreve: Jordana Bambino

Jordana é voluntária do São João del Rei Lixo Zero desde de 2020. Estudante de engenharia elétrica, e musicista nas horas vagas. Acredita que mesmo que aos poucos podemos aprender e fazer nossa parte para um mundo melhor, mais sustentável e consciente. Independente de qual área ou onde estivermos.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo