top of page

Dicas para ajudar o meio ambiente sem sair de casa

Atualizado: 6 de mar. de 2021

Já pensou em ajudar o meio ambiente sem sair de casa?

Um sonho né? E acredite, é possível! Quer saber como? Vem comigo que vou te explicar tudinho.


É muito comum o desejo latente do ser humano em contribuir de alguma maneira por uma sociedade mais justa e um mundo melhor. Há diversos meios para isso acontecer, seja com trabalhos voluntários em ONGs ou albergues, doando seu tempo em leitura para as crianças do seu bairro, participando de mutirões para recolher lixo das ruas e até plantando uma árvore, por exemplo.


Nossa! Mas, tudo que você mencionou tem que ir pra rua! Calma! Na maioria das ações, é verdade, tem que sair do conforto do seu lar, outras vão te surpreender! Abaixo destaco alguns exemplos para isso, inclusive plantar árvores!


Use a ferramenta de pesquisa ECOSIA

A Ecosia é uma ferramenta igual ao Google ou Firefox, que permite fazer buscas pela web. O diferencial que o Christian Kroll - criador do site - acrescentou para sua empresa é que 80% da sua receita - segundo o Wikipédia - vai para diversos projetos com o intuito do plantio de árvores em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra, beneficiando as pessoas, o meio ambiente e as economias locais.


Como ele faz isso? Para cada pesquisa que você realiza pelo navegador da Ecosia é contabilizada uma nova árvore! Até o momento que eu escrevi esse conteúdo, já havia mais de 120 milhões de acessos! Desde 2014 já foram plantadas 15.117.046 árvores!


Gostou da proposta e quer contribuir? Clique aqui.


Foto: reprodução Apremavi


Colabore com a APREMAVI


A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi - é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos. Ativista quanto às catástrofes socioambientais, a Apremavi atua diariamente na restauração e recuperação de áreas degradadas.


Com mais de 40 profissionais remunerados e voluntários atuando em Santa Catarina e no Paraná, a associação já plantou mais de 8,5 milhões de árvores nativas.


Além de atuar em vários projetos como o plantio, há ainda o Viveiro Jardim das Florestas e o Centro Ambiental, extensões desse belo trabalho. E você pode contribuir doando para a produção e plantio de mudas para a preservação da Mata Atlântica.


Gostou dessa iniciativa? Clica aqui para doar.

 

Apoie o trabalho do SÃO JOÃO DEL REI LIXO ZERO


Foto reprodução evento 2019


Claro que eu não podia deixar o nosso projeto de lado ! O SJDR Lixo Zero é um projeto independente e sem fins lucrativos. Atuamos desde 2019 na sensibilização da população, das empresas e do poder público a respeito do problema do lixo vivido em São João del-Rei.


A primeira edição do evento Semana Lixo Zero reuniu:

  • palestras,

  • oficinas,

  • gincanas nas escolas,

  • eco pedalada,

  • campanhas de recolhimento de recicláveis e,

  • lixo eletrônico


Tudo de forma 100% gratuita, voltado à comunidade e atingiu direta e indiretamente um público de 60.000 a 75.000 pessoas.


Além de uma comunicação direta e leve nas nossas comunidades do Facebook e Instagram, na aba Ações do nosso site você pode conhecer muitas outras iniciativas já desenvolvidas por nós, além de ficar por dentro do que está por vir.


Com uma equipe de 21 voluntárias atualmente, somos feitas por pessoas que acreditam no poder transformador das pequenas atitudes! E a sua contribuição para continuarmos mais atuantes com diversas propostas para a sociedade são joanense, fará toda a diferença.


Gostou do projeto e quer contribuir? Clique aqui e saiba exatamente como a sua doação será revertida em ações para uma São João del-Rei mais limpa e consciente.


Tem muita gente fazendo a diferença no mundo e no Brasil! Emociono-me ver o quanto somos reféns da falta de informação. O conhecimento gera saberes que trazem mudanças reais para a sociedade. Se bem trabalhadas e difundidas as chances desse processo de transformar é muito mais rápidas e eficazes.


Fica o convite para você também fazer a diferença com a gente! Juntos podemos fazer uma São João del Rei mais limpa e um planeta mais sustentável!


Caso você não possa doar financeiramente, apoie compartilhando nosso conteúdo. Faça com que esses movimentos e o SJDR Lixo Zero cheguem em todo lugar.


Você também pode gostar:


 

Quem escreve: @mmonique_silvaa


Monique é uma das idealizadoras e coordenadoras do SJDR Lixo Zero. É atriz e simpatizante do ativismo ambiental e da moda sustentável, empreendedora no @amordebrechomg e social media.


59 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page