top of page

Presentes Sustentáveis!

Que tal você fazer?!

Cerca de 80% das embalagens são descartadas após serem usadas apenas uma vez, e isso representa cerca de 30% de todo o lixo produzido. Nas festas de fim de ano, quando temos uma lista imensa de presentes para a família e amigos, esse número pode aumentar. E com o descarte não sendo feito corretamente, contribui para degradação do meio ambiente, até causando a morte de animais.


Mas, como mudar isso? É possível?


Quando pensamos na procedência dos produtos, na responsabilidade ambiental das empresas e evitamos as embalagens em excesso nos presentes, estamos contribuindo para diminuir esse impacto. Além disso, algumas ideias criativas de presentes que você mesmo pode fazer e que vamos mostrar aqui, podem incentivar a mudança nas pessoas ao seu redor por hábitos mais sustentáveis.


Natal é sinônimo de ajudar quem mais precisa, seja um amigo oculto solidário ,alguma instituição, ou até mesmo uma causa, seja em castrações para gatos ou cães de ruas, cestas básicas, brinquedos para crianças carentes....


Potes de azeitona ou até mesmo de geleia que a gente usa e fica guardado em casa podem ser reutilizados! Uma ideia super bacana para eles é fazer doce de manga, goiaba, pêssego ou da fruta que você preferir e presentear! Quem não adora um doce? Você também pode fazer biscoitos, geleias e panetones.




Que tal um presente artesanal?


Você pode usar tampinhas de cerveja ou latinhas de alumínio para fazer desde ímãs, porta copos, vasos e molduras a bijuterias .


Você pode fazer um macramê para pendurar um vaso e presentear com uma linda plantinha (No evento de 2019 tivemos uma oficina ensinando) pra deixar a casa mais verde e bonita! Ou fazer um terrário! Se quiser ir mais longe tem a bomba de sementes! Uma alternativa inovadora para reflorestamento e aumento da nossa zona verde.


Oficina de Decoração Sustentável ministrada pela @giselepaivareis



Já pensou em presentear com experiências?


Pode ser um curso, uma viagem, um passeio guiado em uma trilha ou acampamento - com as devidas medidas de segurança devido a Covid-19, claro!, um workshop de algum assunto que a pessoa ama, aprender algo novo ou até mesmo presentear seu tempo com alguém.



Além disso tem várias opções de presentes sustentáveis no mercado, desde canudos de inox, escova de dente de bambu, garrafinha de água de inox, copo reutilizável, eco bag, cosméticos naturais... E não precisa de todos aqueles embrulhos.

https://www.freepik.com/photos/flat'>Flat photo created by freepik - www.freepik.com



É importante também incentivar as gerações futuras a pensarem com consciência, estimulando-as a fazer seu próprio presente e doando o que não usa mais. E lembrar de reutilizar e reciclar seus produtos e embalagens, o planeta agradece!



Quer saber mais?


Como fazer uma bomba de sementes?

38 IDEIAS INCRÍVEIS COM TAMPINHAS DE GARRAFA

Luminária de garrafa pet e colheres de plástico

Brinquedos recicláveis para as crianças

Robô de tampinhas


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page