top of page

Pegada Ecológica


Imagem Pixabay


Os nossos hábitos e a forma como usamos e consumimos os recursos naturais, geram impactos no planeta, como se fosse uma pegada que deixamos. Essa pegada é uma forma de contabilizar esses efeitos.

Esse cálculo pode ser feito para um país, uma cidade, por pessoa ou para toda a população. Levando em conta a biocapacidade do planeta, o quanto ele consegue se regenerar de acordo com a demanda de recursos naturais que consumimos. De acordo com a WWF-Brasil nós precisaríamos de um planeta e meio para suprir todo o nosso consumo durante um ano. As estimativas são desse número aumentar. Ainda mais se considerarmos os países desenvolvidos onde o consumo é bem maior.


Imagem pixabay


ALIMENTAÇÃO


Na pegada ecológica, é levado em conta, nossa alimentação, pois os produtos que consumimos gera um impacto antes mesmo de chegar na nossa mesa. Carnes, que necessitam de pastagem, peixes que levam um tempo para se reproduzirem novamente não dando conta de suprir toda a demanda de recursos. Até mesmo verduras e legumes que podem vir de um lugar mais distante, gastando assim combustível e emitindo gás carbônico na atmosfera além das áreas utilizadas.


TRANSPORTE


Nossa forma de vida e de locomoção: se usamos carro todos os dias, as florestas e oceanos não darão conta de suprir todo o gás carbono que emitimos na atmosfera. Uma alternativa é andar a pé ou de bicicleta.

Imagem pixabay


Os espaços físicos que utilizamos, áreas que derrubamos para construção. Energia que gastamos, demandando maior recurso e uso de hidrelétricas ou termelétricas. Se algo que é produzido e consumimos 10 vezes mais rápido do que o planeta demora para transformar, a conta não vai fechar. A Terra não suprirá toda a demanda. Os recursos que utilizamos necessitam de tempo para se recuperar e repor. Se o nosso consumo for maior do que a natureza consegue regenerar, não estamos sendo sustentáveis.

Imagem pixabay


No mundo consumista em que vivemos, pode parecer difícil mudar nossos hábitos, mas não é impossível! Já mostramos algumas dicas aqui no blog! Além disso, podemos aprender a utilizar os recursos naturais de forma sustentável e adquirir produtos de empresas que também têm essa preocupação.


A pegada ecológica é uma ótima forma tanto para órgãos públicos como para a indústria terem uma noção dos impactos que seus recursos geram no planeta, para assim criarem políticas mais sustentáveis.


Agora que você já sabe o que é pegada ecológica, que tal fazer o teste pra descobrir qual a sua? Sim, é possível saber o quanto de recursos naturais você gasta, é só clicar aqui.


 

Quem escreve: Jordana Bambino


Jordana é voluntária do São João del Rei Lixo Zero desde de 2020. Estudante de engenharia elétrica, e musicista nas horas vagas. Acredita que mesmo que aos poucos podemos aprender e fazer nossa parte para um mundo melhor, mais sustentável e consciente. Independente de qual área ou onde estivermos.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page