top of page

Eleições municipais e Meio Ambiente

Atualizado: 11 de nov. de 2020

“As questões ambientais municipais importam e as discussões referentes ao tema precisam ser popularizadas.”

Fiquei a pensar como tratar das eleições municipais, já que faltam poucos dias para nós exercermos o ato cívico de votar, decisão importante que fará ou não, as cidades serem um lugar melhor para se viver.


É muito comum - infelizmente - pouco se falar no meio político sobre a questão ambiental. Sempre vimos como a pauta menos importante do dia, isso quando é citada.


Sabia que a área onde o município de São João del Rei dispõe seus resíduos sólidos é classificada ainda como “lixão”, mesmo tendo uma lei desde 2010 que os proíbem? Esse é um dos problemas sérios que deve ser resolvido o mais rápido possível. Há nas proximidades dele nascentes, presença de chorume e consequentemente solo contaminado, além de outras irregularidades no local.


A Serra do Lenheiro decretada Parque Municipal Ecológico, teve neste outono/inverno um crescente número de incêndios, a maioria por sua natureza considerados criminosos. Um dos últimos ocorridos foram mais de 50% da reserva toda devastada pela queima. Atos desse tipo somente contribuem com a diminuição da flora e fauna, afeta o turismo ecológico, os animais começam a invadir as residências próximas daquela região, como a redução das chuvas e o aumento de doenças respiratórias, afetando diretamente nos cofres públicos.


Esses são alguns dos problemas que enfrentamos e parte das pessoas desconhecem. São causas sobre o meio ambiente ligadas diretamente à população e às políticas públicas desenvolvidas pelas gestões de cada cidade que, merecem urgentemente atenção, estudo e empenho no trabalho.


Por isso, nada melhor que apresentar a vocês o quadro de debates com os candidatos e candidatas ao cargo de executivo, realizado pelo SJDR Lixo Zero com o enfoque sustentabilidade da nossa histórica mineira São João del Rei.


Sobre as lives e o processo da entrevista


Houve uma comissão com parte das voluntárias do projeto, para pesquisar as situações de mais urgência ambiental da cidade, e só assim desenvolver as perguntas aos entrevistados.


E, mais que isso:


“As etapas de preparação foram um desafio e igualmente enriquecedoras, desde a elaboração das perguntas de acordo com nosso objetivo, até a realização das lives. As perguntas tinham como objetivo principal despertar a atenção dos candidatos para algumas questões ambientais específicas e importantes do município.”

Sarah Santos - voluntária do SJDR Lixo Zero


Nas palavras da Priscilla Reis, também, voluntária do SJDR Lixo Zero foi “[...]possível levar para o povo informação sobre a situação ambiental em nossa cidade e principalmente incentivar e sensibilizar a todos para a preservação do meio ambiente não só em São João del Rei.”


“Essa motivação, se deu com a oportunidade de mostrar que as questões ambientais municipais importam e que as discussões referentes ao tema precisam ser popularizadas.” Disse Sarah Santos - voluntária do SJDR Lixo Zero


Todas as entrevistas foram feitas ao vivo e salvas nas redes sociais do SJDR Lixo Zero Instagram e Facebook. Foram lives com duração máxima de 60 minutos cada candidato, que nos mostra com certo respaldo o interesse e domínio sobre a temática ambiental da cidade.


Seu voto é importante!


Provavelmente todas as eleições você deve ouvir isso “seu voto é importante!”, não é mesmo?! Por mais que você não goste de ouvir tenho que informar a você que isso é verdade.


O seu voto consciente atrelado com pesquisas das propostas sobre todos os candidatos, inclusive que tenham soluções reais para o meio ambiente, vai definir qual tipo de cidade você continuará a morar.


Espero que a partir desta ação, assim como outras do projeto, as discussões referentes à temática sejam valorizadas, regularizadas e acessíveis à população, até que as ações conscientes surjam não só por parte do poder público como pela população em geral.”

Sarah Santos - voluntária do SJDR Lixo Zero


Se você ainda tem dúvidas em relação ao seu candidato ou candidata assista aos debates do SJDR Lixo Zero, pelo Facebook ou Instagram! Enfatizamos que o projeto é totalmente apartidário.


68 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page