top of page

Dia Nacional da Abelha

Atualizado: 5 de nov. de 2020

AS ABELHAS

Vinicius de Moraes, Luis Enrique Bacalov

A abelha-mestra

E as abelhinhas

Estão todas prontinhas

Para ir para a festa

Num zune que zune

Lá vão pro jardim

Brincar com a cravina

Valsar com o jasmim

Da rosa pro cravo

Do cravo pra rosa

Da rosa pro favo

E de volta pra rosa


As abelhas podem ser bem miudinhas, pequenininhas e caberem nas pontas dos dedos, mas são gigantes na sua importância para o meio ambiente. Muitas vezes temidas e incompreendidas, as abelhas cumprem um papel fundamental para a vida no nosso planeta. Esses seres tão pequenos têm um dia mundial - 20 de maio- e um dia nacional só delas, comemorado no dia 03 de outubro.

As abelhas são seres que vivem coletivamente, trabalham e se organizam em uma sociedade dividida em abelha rainha, abelhas operárias e zangões que habitam a colmeia. A abelha rainha é responsável pela postura dos ovos e a manutenção da ordem social na colmeia; as operárias são encarregadas da alimentação, limpeza e defesa da colmeia; já os zangões têm a função de fecundar a rainha durante o voo nupcial.

Em função do aumento de pesticidas e agrotóxicos nas plantações, perda de habitat e as mudanças climáticas as abelhas estão sumindo em todas as partes do mundo. A diminuição do número de abelhas no planeta traz consequências severas ao planeta, uma vez que as abelhas são agentes de polinização. O trabalho polinizador das abelhas é fundamental para a produção de alimentos em quantidade e qualidade tanto para os seres humanos quanto para os animais.

“As abelhas são amplamente reconhecidas por sua importante contribuição para a segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável, saúde ambiental e dos ecossistemas, além do enriquecimento da biodiversidade.

No entanto, e por todo o mundo, cada vez mais espécies de polinizadores estão desaparecendo devido a vários fatores, a maioria de origem humana”, segundo a FAO (Organizações Unidas para Agricultura e Alimentação).


O site BH Recicla e o ONU News trazem uma série de ações que podemos adotar no nosso cotidiano para ajudar na preservação das abelhas:

  • cultive espécies nativas que floresçam em diferentes estações;

  • dê preferência a produtores locais de mel;

  • procure consumir de produtores e fontes sustentáveis;

  • evite pesticidas, herbicidas e qualquer outro produto que possa ser nocivo para elas

  • mantenha uma fonte de água para as abelhas;

  • plantar e proteger as flores que podem servir-lhes de alimento;

  • não matá-las e preservar suas colmeias;

  • consumir mais produtos orgânicos, uma vez que eles não são cultivados à base de agrotóxicos;

  • cobrar ações do governo a favor do desenvolvimento sustentável, contra o desmatamento e a favor da preservação do meio ambiente;

  • Manter-se atualizado quanto aos problemas ambientais e suas medidas e procurar conscientizar outras pessoas quanto à importância das questões ecológicas.


Será que essa mesma abelha encontrada nas cantinas e lixeiras é também aquela que está fazendo falta para a polinização das plantas?

No site Ciência no Ar da UFMG há um podcast que procura esclarecer a origem e o porquê de algumas abelhas estarem presentes algumas vezes rondando latinhas de refrigerantes, copos de sucos e outros recursos que elas encontram nos lixos. Vale a pena conferir!


10 curiosidades sobre essas pequenas notáveis

  1. As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos

  2. Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado.

  3. Uma abelha voa a uma velocidade de 25 km/hora

  4. As abelhas visitam quase quatro milhões de flores para produzir 1 kg de mel

  5. A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida

  6. A partir do nono dia de vida, a abelha rainha já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões

  7. Uma abelha visita em média entre 50 e mil flores por dia

  8. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.

  9. Nas estações mais frias do ano, quando há escassez de alimentos, os zangões são expulsos da colmeia e acabam morrendo de fome ou de frio

  10. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.


Mais informações sobre as abelhas:



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page