Artes e sustentabilidade: diálogos interdisciplinares e colaborativos

Na 3ª edição de 2021 da Semana Lixo Zero foram oferecidas três oficinas pela ONG São João del Rei Lixo-Zero, que promoveu diálogos sobre sustentabilidade através de diferentes formas de linguagens artísticas: fotografia, música e cartonagem, que enriqueceram imensamente a semana de atividades.


A primeira oficina “Fotografias para sensibilizar” foi ministrada pela Natalia Vieira, e teve como objetivo discutir técnicas básicas de composição fotográfica e o potencial da fotografia como dispositivo sensibilizador sobre as questões socioambientais. Você pode conhecer mais sobre o trabalho da Natalia pelo instagram @na.vieira.


A segunda oficina contou com a musicista e mestranda em artes, sustentabilidades e urbanidades - PIPAUS/UFSJ Lizandra Romano. A oficina possibilitou um diálogo interdisciplinar entre música, educação e sustentabilidade através da construção de instrumentos musicais a partir de materiais alternativos.


Imagens: Registros das oficinas Semana Lixo Zero 2021


Encerrando o evento de 2021, oa ONG SJDR Lixo Zero em parceria com o projeto de extensão Faz teu Livro do departamento de comunicação social da UFSJ promoveram a oficina “Sonhos em Papelão - encadernações cartoneras”. O Movimento Cartonero é um movimento editorial latino-americano contemporâneo que edita livros com capas de papelão e mescla literatura, arte, sustentabilidade e economia solidária. A proposta da oficina foi incentivar a produção cartonera e debater as sociabilidades possíveis proporcionadas por estas experiências, inclusive em sala de aula. Para conhecer mais sobre o projeto de extensão basta acessar o link @fazteulivro.


A utilização de materiais recicláveis e a construção dos próprios instrumentos musicais, o próprio livro e a utilização das artes como dispositivos sensibilizadores pôde proporcionar aos participantes das oficinas novas possibilidades de ensino e aprendizagem criativa, além de unir o ensino das artes com diálogos interdisciplinares sobre sustentabilidade.


Desenvolve algum trabalho artístico e sustentável? Conte para nós nos comentários!


Lembrando que estamos sempre abertas para novas parcerias e projetos colaborativos.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais - Instagram e Facebook.

 

QUEM ESCREVE:


Lidiane Villanacci é psicóloga clínica pela UFSJ, mestranda em artes, sustentabilidade e urbanidades - UFSJ e pós-graduanda em práticas pedagógicas contemporâneas pelo IF Sudeste-MG. Atualmente faz pesquisas sobre artes, narrativas e contemporaneidade; e arte educação inclusiva. Voluntária na ONG SJDR Lixo Zero desde de 2020.


Contatos: Twitter ou Instagram

E-mail: lidi_villanacci@hotmail.com

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo